Romances para refletir! Filmes.

Sabe aquelas histórias românticas meio dramáticas que nos deixam emotivas(os)? Pois é, o assunto de hoje é esse mesmo! Quando um filme desse tipo é bom, a gente não esquece. Eu separei os meus preferidos, 10 filmes e 5 livros. Hoje vou falar dos filmes e amanhã dos livros, ok? Olha só minha seleção:

filmes

1 Um Dia: Esse filme é de 2011, na época fui assistir no cinema. É super bonito e bem real…os personagens são cheios de defeitos, nada de mocinho e mocinha perfeitos! As mais emotivas podem chorar, viu? Ah, os personagens se conhecem desde a faculdade e a vida deles vai passando no filme…empregos, realizações, vida amorosa e tudo isso. Fala um pouco sobre insatisfação, se perder na vida, ter coragem e claro, amor! O filme é adaptação do livro de mesmo nome.

2 Orgulho e Preconceito: Clássico da Jane Austen. Esse também coloquei nos livros, mas gosto muito dessa adaptação em filme de 2005, vale muito a pena assistir. As paisagens e trilha sonora são lindas. O nome já dá uma ideia, mas basicamente é uma história que se passa na Inglaterra vitoriana onde Elizabeth é a personagem principal da trama. Filha de uma família simples e cheia de irmãs (com maior pressão para casar, principalmente pela mãe), Elizabeth se destaca por ter uma personalidade forte e teimosa, com suas próprias opiniões. No meio de confusões entre festas e pretendentes (dela e das irmãs), ela julga mal o mocinho Sr. Darcy e Sr, Bingley (pretendente da irmã mais velha). Enfim, é complexo de explicar, então pra quem não assistiu, assista!

3 500 Dias com Ela: Filme de 2009. Cheio de vai e vem, a história é contato em pedaços. O personagem principal aqui é o homem, o Tom. Cheio de cenas românticas e “bonitinhas”. Mostra o relacionamento dos dois (Tom e Summer) do começo ao fim, assim como as várias fases do sentimento do Tom. Ando com uma vontadezinha de rever esse filme!

4 O Amante: O filme é de 1992 e é inspirado em um livro de autobiografia de Marguerite Duras. Ela é francesa mas mora com a família no Vietnã, isso quando tinha por volta de 15 anos. A história se passa pelos anos 20~30.  A garota tinha um espirito um pouco inquieto, não gostava de seguir padrões, mas não de uma forma rebelde. É como se ela quisesse ser independente e provar isso para si mesmo. Ela se envolve com uma homem bem mais velho, chinês e rico, e daí por diante a trama se desenvolve. Tudo parece começar mais por curiosidade e “rebeldia contida” do que por paixão ou interesse. O clima do filme é bem diferente.

5 Para Sempre: Esse filme é de 2012, inspirado em fatos reais! É um filme gostosinho, mas envolve perda de memória e reconquista. Em certas partes da raiva, mas passa. Eu adoro os dois atores do casal, a Rachel McAdams e o Channing Tatum.

6 P.S. Eu te Amo: Esse filme é de 2007 e trata sobre perda, sofrimento e amor. As paisagens são uma consideração a parte, vale muito a pena assistir!

7 Grandes Esperanças: Filme de 1998. Lindo. É uma releitura do livro de mesmo nome, de Charles Dickens. O personagem principal aqui também é homem, o Fin. A avó de Estella (mocinha) tem trauma de homens devido ao seu passado e educa a neta a ser sedutora e fria,  brincando com os sentimentos do Fin.  A minha cena preferida é deles crianças no bebedouro. As músicas são perfeitas.

8 Te Amarei para Sempre: Esse é de 2009. Também é com a Rachel McAdams e também é uma adaptação de livro! Aborda viagem no tempo, e claro, o romance do casal. Muito bom!

9 Um Amor para Recordar: De 2002. Eu lembro que na época que esse filme lançou, todas as meninas do colégio não falavam de outra coisa. Realmente é super romântico e dramático. Trata sobre Jamie, uma garota tímida e meio “nerd”, excluída na escola, que aos poucos acaba se envolvendo com Landon, o garoto popular. No fim os dois aprendem muito um com o outro.

10 Cartas para Julieta: De 2010. Outro filme cheio de paisagens lindas! Sophie, a personagem principal, acaba ajudando umas voluntárias de um grupo que respondem cartas feitas para Julieta. Aquela do Shakespeare mesmo. Ela acaba respondendo uma carta de mais de 40 anos, e a partir daí ela se encontra com Claire, a senhora que escreveu para Julieta. Ela acaba ajudando Claire a reencontrar um amor antigo e nesse meio tempo ela repensa o próprio relacionamento. O neto de Claire acompanha toda a saga e tem seu papel nesse “repensar” da moça.

Enfim, quais são os favoritos de vocês?

Fernanda

4 opiniões sobre “Romances para refletir! Filmes.

  1. “Grandes Esperanças” é o meu predileto, sem sombra de dúvidas. Minha história predileta do Dickens, e a versão adaptada

    “500 dias com ela” também gosto pra caramba. Smiths dá um clima muito bom pro filme, e gosto bastante do andamento da história.

    Já “Orgulho e Preconceito”, tô lendo e preferindo o livro. No filme fica muito corrido, senti falta do subtexto dos personagens.
    Mas a cena do Mr. Darcy se confessando é ótima no filme mesmo.

    Os outros dessa lista eu ainda não assisti! Vou tentar assistir quando tiver tempo!

    Eu incluiria “Casablanca”, é incrível, os diálogos são ótimos. “Sempre teremos Paris.” Uma das melhores despedidas românticas do cinema.

    “E o vento levou” também é muito bom (e comprido). Adoro a Scarlet e o Reth. 2 canalhas que se merecem, uma história ótima…

    Aguardando o post dos 10 livros!

    • Verdade, mesmo! Ah, mas quase toda adaptação de livro pro cinema fica corrido mesmo, meio difícil superar as expectativas! Eu tenho a impressão que as únicas adaptações que eu gosto mais que os livros são as que eu assisti antes de ler (como Senhor dos Anéis). Mas o filme tem cenas bem legais mesmo, o clima e paisagens também. Sabe que eu nunca assisti Casablanca e O vento levou? Preciso assistir! Pior que são super clássicos…me lembra a época que todo mundo já tinha visto Matrix e a sequencia e eu ainda não tinha assistido! Fiz tudo errado e fui lá e assisti primeiro o terceiro filme, que era uma droga, haha (hoje já assisti o primeiro tb).

  2. Já assisti quase todos! Com exceção de “P.S. Eu te Amo” (que morro de medo de assistir por causa do drama que a Marina fazia do filme! haha, não quero ficar deprimida!), “Grandes Esperanças” e “O Amante”. “Grandes Esperanças” eu assisti a outra versão, acho que é de 2012, com o Ralph Fines e Helena Bonha Carter. Achei ótimo, talvez você goste também! Ah, e Orgulho e Preconceito é da Jane Austen – Jane Eyre é um livro, da Charlotte Brontë (que tem um filme, muito bom por sinal!). (:

    • OMG, eu sei disso! Não sei que praga que eu tenho de confudir certos nomes como Jane Austen e Jane Eyre e Roger Waters e Richard Rogers. Obrigada, Thay, vou arrumar já! Essa nova versão de Grandes Esperanças ainda não vi, mas já ouvi falar…vou procurar!

Deixe um comentário

