Receitas de Natal: Boneco de Gengibre

Natal é indiscutivelmente uma das épocas mais gostosas do ano, pelo menos pra mim! Adoro ver a casa toda decorada cheia de bichinhos de Natal, luzes e presentes. E uma parte muito importante disso tudo são as comidas! Eu, como uma boa formiga, sou particularmente interessada nos doces. Foi pensando nisso que alguns anos atrás comecei a fazer os biscoitinhos de boneco de gengibre e adotei como ritual para todos os natais. Já aviso que dá um pouco de trabalho, mas é super terapêutico  e o resultado é uma graça. Bom, vamos a receita!

gingerbread-man

 

Para fazer os biscoitos, você vai precisar ter a mão alguns itens de cozinha:

itens biscoito

 

1 Rolo de abrir massa; 2 Forma de boneco; 3 Saquinhos plásticos; 4 Papel filme; 5 Saquinho para decorar e biqueiras; Forma grande. Os itens 3 e 5 podem substituir um ao outro, ok? Caso não tenha o saquinho de decorar você pode usar um desses sacos plásticos mais durinhos e cortar um furo bem pequeno, dá super certo!

Ingredientes: 

100g de manteiga

1 xícara de açúcar mascavo

4 colheres (sopa) de mel

2 xícaras de farinha de trigo

2 colheres (chá) de gengibre em pó

1 colher (chá) de bicarbonado de sódio

1 ovo batido

1 barra de chocolate branco (para decorar)

1 saquinho de confeitos coloridos (para decorar)

Modo de Preparo:

1)Em uma panela junte a manteiga, açúcar mascavo, mel e leve ao fogo baixo, mexa até ficar em ponto de calda.

2)Numa tigela peneire a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato. Misture bem e acrescente a calda derretida e o ovo batido. Mexa até obter uma massa uniforme. Depois de pronta, embrulhe-a em papel filme e leve a geladeira por no mínimo 12 horas.

3)Deixe o forno pré aquecendo em 180ºC . Em uma superfície limpa e lisa, espalhe um pouco de farinha e abra a massa com a ajuda de um rolo. Quando chegar a uma espessura de mais ou menos 0,5cm, comece a cortar os biscoitos. Aqui o processo é repetitivo, corte quanto forem possíveis e depois reamasse e estique novamente para poder cortar mais e mais bonecos.

4)Unte a(s) assadeira(s) com manteiga e farinha e posicione os bonecos, deixando um pequeno espaço entre eles. Se usar confeitos para fazer os botões do boneco, já pode colocar antes de assar. Cada fornada fica cerca de 10min no forno, é bem rapidinho…tem que tomar cuidado para não queimar.

5) Decore a gosto! Eu gosto de usar o chocolate branco e confeitos. É só derreter no microondas ou em banho maria e colocar dentro do saquinho. Faça os desenhos do jeito que preferir, não tem segredo. Também dá para usar glacê, corantes alimentícios, chocolate preto e por aí vai.

Obs: Eu sempre duplico a receita. Rende vários biscoitos, mas varia de acordo com o tamanho do cortador que usar. Por sinal, esse cortador de bonequinho eu comprei na casa do confeiteiro, perto do mercado municipal, mas é bem fácil de encontrar em lojas de utensílios de cozinha e embalagens. 

CIMG0639

Nessa foto estão alguns biscoito que fiz em um Natal, a foto ficou bem mais ou menos, hein! Selecionei algumas imagens com inspirações para a decoração dos bonequinhos, olha só:

exemplos biscoito

Ai, ai! Quero fazer os meus logo! Uma ideia legal é montar cestas com biscoitos ou saquinhos individuais fechados com fitinhas de natal e dar de presente, fica bem delicado. Outra sugestão também é usar como enfeite na árvore, já pensou que legal? Depois de embalar o bonequinho em um plástico ou em papel filme, dá para fazer um lacinho no pescoço e pendurá-lo num galho da árvore de natal. Se a festa for na sua casa, ainda dá para fazer uma graça e tirar os bonequinhos do galho na hora que os convidados estiverem indo embora e dar como lembrancinha.

Esse ano andei pensando em usar meus dotes de arquiteta para fazer uma casinha de gengibre. Vou tentar, mas confesso que não sei no que vai dar. Esse ano também quero fazer alguns outros doces natalinos, logo devo fazer testes para ver se vai dar certo, se prestar posto novas receitas!

felt-gingerman-with-red-tie-ornament

 

Enfim, gostaram da receita?

Fernanda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s