Beleza (e saúde) natureba: Óleos essenciais e Óleos Vegetais

As vezes nos gastamos fortunas com produtos de beleza e saúde e sem que valha todo nosso dinheirinho. Esses tempos eu andei pesquisando e testando algumas opções mais puras de óleos essenciais e óleos vegetais e gostei bastante dos resultados!

Normalmente os cosméticos tradicionais que compramos são feitos por uma base enriquecida com ingredientes que normalmente pretendem trazer algum beneficio para nossa pele e cabelo, aí incluindo os óleos essenciais, óleos vegetais, extratos, glicerina, manteigas vegetais entre outros. E porque não ir direto aos ingredientes que mais nos interessam, não é? Vou falar um pouquinho dos que considero os mais úteis e versáteis!

Oleos-essenciais-para-deixar-a-pele-clara-e-saudavel-0

 

Óleo Essencial: É um óleo com propriedades terapêuticas. Não confundir com a essência, que é feita a partir de um processo químico e visa apenas reproduzir o aroma da planta/fruta em questão. 

Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree): Acho que esse é o mais útil de todos! O óleo de melaleuca é conhecido por ser um eficiente antibiótico, antibacteriano, antifúngico e inseticida. É um dos poucos óleos que podem ser aplicados diretamente sobre a pele sem serem diluídos em um óleo carregador (normalmente os vegetais). É ótimo para ser usado em espinhas, micoses (pele e unha), caspa, machucados e picadas de inseto. Como aromatizador de ambiente é recomendado para quem busca a sensação de proteção. Achei que ele funciona mesmo, viu? Eu costumo ter uma caspa bem fininha, mas odeio usar shampoo anticaspa por resseca demais. Experimentei colocar uma gotinha do óleo no shampoo na hora de lavar os fios e ajudou a reduzir bem! Também fiz uma mistura com óleo de amêndoas e dei para meu namorado passar nos pés (estava com principio de micose) e sumiu rapidinho. Também já ouvi falar que funciona para tratar unhas com micose, mas ao que parece é um tratamento um pouco demorado porque tem que ir passando até a unha crescer e sumir toda a parte contaminada. Sempre que me machuco também já passo o óleo para evitar infecções. Ah, também vi que ele pode ser usado para higienizar saladas e vegetais, como opção no lugar da água sanitária. O cheiro dele é forte, mas se diluído em um óleo carregador fica mais suave.

Óleo Essencial de Lavanda: Além do cheirinho maravilhoso, o óleo de lavanda é bom para diversos fins! É anti-inflamatório, anti-bacteriano, antisséptico, descongestionante e sedativo. Também é indicado para tratamento de peles oleosas e com acne, diz que auxilia na recuperação de queimaduras, age de forma a minimizar a dor local e ajuda a melhorar dores de reumatismo e músculos. Tanto o óleo de lavanda quanto o de tea tree podem ser usados para gargarejo, na limpeza durante períodos de congestão das narinas e da garganta. Ao contrário do tea tree, o uso desse óleo deve ser sempre diluído em um óleo carregador! A proporção depende do fim a ser usado: Quando usar a Lavanda em situações inflamatórias, use apenas baixas concentrações (menos de 1%). Em altas concentrações, ela tem um efeito estimulante sobre a circulação. Quando usado para dores musculares, torceduras e entorses, dores reumáticas, etc., use de 2% a 4%. Quando usá-la em feridas inflamadas, úlceras e estados de pele ou inflamações similares pode ser melhor misturá-la com camomila.

Óleo Essencial de Camomila: Outro óleo bem cheiroso. Entre suas propriedades estão: Melhorar a digestão e acalma o estômago, ajudar em casos de síndrome de intestino irritável, cólicas, vômitos e inflamação do intestino. aliviar as dores musculares, alivia os sintomas da TPM e da menopausa, estimula a produção de leucócitos, que combatem a infecção e fortalecem o sistema imunológico. Também é útil no tratamento de quaisquer problemas emocionais que se manifestem fisicamente, incluindo as que se manifestam como problemas de pele e pode ser usado em queimaduras, bolhas, inflamações, úlceras, furúnculos e feridas. Pode ajudar em casos de pele hipersensível, acne, frieira, herpes, dermatite, psoríase e alergias. Na aromaterapia o efeito é calmante e eliminador de tensões. Também vale lembrar que possui efeito de realçar a cor de cabelos loiros e castanhos.

Óleos Vegetais: São óleos obtidos por meio da prensa a frio ou outro processo mecânico. Na hora de comprar tem que prestar muita atenção, normalmente eles não são baratinhos! Sempre olhar a composição, é ultra comum encontrar no mercado e na farmácia óleos de amêndoas (ou outros) que na verdade não são puros, contém essências artificiais, óleo mineral e uma quantidade mínima de óleo de verdade. 

Óleo de Semente de Uva: Um dos óleos mais hidratantes que existem, com alta absorção pela pele. Não tem cheiro perceptível, tem textura leve e inclusive já usei para passar na área dos olhos!

Óleo de Coco: Super emoliente, muito bom e com cheirinho gostoso. A Clara já falou sobre o uso desse óleo para os cabelos, lembram? Além de ser ótimo para os fios, também deixa a pele super suave e gostosa. É muito bom também para misturar na máscara capilar, no hidratante para pés ou mãos. Super fácil de encontrar para vender em mercados, casas de produtos naturais e afins. Costuma ser sólido em temperaturas abaixo de 27ºC.

Óleo de Copaíba: Esse já é um óleo com aroma bem forte e um pouco desagradável. Mas a ele tem funções cicatrizantes muito boas! Desde pequena que lembro do meu avó e minha mãe usarem o óleo em machucados, arranhões…enfim, qualquer situação que precise de cicatrização. Uma ótima pedida é misturar umas gotinhas de óleo essencial de tea tree no óleo de copaíba, torna os efeitos ainda melhores.

Óleo de Amêndoas: Velho conhecido de todo mundo, né? É bom, mas confesso que prefiro o de semente de uva ou de coco na categoria hidratação.

Bom, esses são meus preferidos! Comprei o meu óleo de coco (60ml, R$7,00) na Empório Biossana, o óleo de amêndoas na farmácia do Angeloni (puro, com 30ml por 6,00 R$), óleo essencial de lavanda (Balm Balm, 10ml por £6,50) no FeelUnique e os demais na Força da Terra (preços variados). Em Curitiba também dá para encontrar óleos essenciais (marca Bioessência) e alguns vegetais na loja Essências Curitiba.

display

Vocês costumam usar algum óleo puro? Qual(is)? Conta pra gente como você usa!

Fernanda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s